(21) 2682-1379 Fale Conosco
[wpdreams_ajaxsearchlite]

Nova Iguaçu recebe segundo debate entre as chapas que concorrem à Reitoria

No dia 7 de novembro, as cinco chapas que disputam a reitoria da UFRRJ participaram do segundo debate promovido pela Comissão de Organização da Consulta (COC). O evento, realizado no Auditório Bruno Rodrigues de Almeida, no Campus Nova Iguaçu, contou com a presença de estudantes, docentes e técnicos administrativos.

A mediação ficou a cargo dos integrantes da COC: professora Elisa Guaraná, presidenta da ADUR e representante dos docentes; Jerry Ferreira Lima, representando os técnicos-administrativos; e Gleiton Leal Vaz, estudante do curso de História e representante dos estudantes da UFRRJ.

O debate durou cerca de duas horas e meia e foi transmitido pelo Canal Imprensa Adur-RJ, no YouTube. Durante o evento, as candidatas e candidatos apresentaram suas propostas para o Campus Nova Iguaçu e responderam perguntas da plateia.

Estiveram presentes os seguintes candidatos à reitoria: pela Chapa 1 – Todas as Vozes, o professor Daniel Ribeiro; pela Chapa 2 – Universidade Viva, o professor José Cláudio (Chicão); pela Chapa 3 – Voa Rural, a professora Clarissa Oliveira; pela Chapa 4 – MobilizAção, a professora Nidia Majerowicz; e pela Chapa 5 – Rural em Movimento, o professor Roberto Rodrigues.

No primeiro bloco, cada chapa teve cinco minutos e meio para se apresentar e fazer uma autodescrição. A ordem das intervenções foi definida por sorteio, com a presença de representantes das cinco chapas concorrentes.

Neste segundo debate, a metodologia foi alterada a pedido das chapas. Enquanto no primeiro debate, realizado em Seropédica, as perguntas foram feitas por entidades sindicais e a representação docente, neste segundo, as chapas se questionaram entre si.

No segundo bloco, cada chapa teve um minuto e meio para fazer uma pergunta a outra chapa, que, por sua vez, teve dois minutos e meio para responder. Após a resposta, a chapa que fez a pergunta teve um minuto para fazer uma réplica e em seguida, um minuto para a tréplica da chapa inquirida.

A primeira pergunta foi feita pela chapa Todas as Vozes, que questionou a Chapa Rural em Movimento sobre propostas para reverter o baixo índice de conclusão de obras e aquisição de equipamentos, considerando o orçamento limitado da UFRRJ.

Em seguida, a chapa Rural em Movimento questionou a chapa MobilizAção sobre as propostas para a utilização das terras do Campus Nova Iguaçu.

A chapa MobilizAção perguntou à chapa Voa Rural como pretendem atuar na inclusão da extensão nos currículos da graduação e qual proposta para articulação com a pós-graduação.

A chapa Voa Rural questionou um trecho de um vídeo apresentado pela chapa Universidade Viva, no qual um candidato afirmou: “Nossa pesquisa não pode estar ligada apenas à pós-graduação, embora seja muito importante. Precisamos valorizar também outras formas de pesquisa.” A Chapa Voa Rural solicitou esclarecimentos sobre essas outras formas de pesquisa, como a Chapa Universidade Viva pretende implementar essa proposta e quais benefícios institucionais poderiam ser alcançados ao valorizar essas alternativas fora da pós-graduação.

Na última rodada de perguntas, o candidato da chapa Universidade Viva questionou a chapa Todas as Vozes sobre como lidaria com os movimentos estudantis, considerando especialmente o contexto político atual, que pode levar a novos atos de ocupação e resistência. Ele perguntou como a Chapa Todas as Vozes, caso vencessem, trataria os movimentos estudantis da UFRRJ.

No terceiro bloco, a plateia teve a oportunidade de fazer perguntas para as candidatas e candidatos. Os técnicos-administrativos perguntaram sobre o uso de emendas parlamentares para atender às necessidades orçamentárias da universidade e sobre as políticas que cada chapa adotaria para enfrentar a crise financeira. Além disso, questionaram se as chapas pretendem manter as ações afirmativas (cotas) em um cenário de recursos limitados.

Os discentes aproveitaram a ocasião para perguntar sobre as propostas para melhorar a infraestrutura do Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu, e sobre como as chapas pretendem dialogar com a Capes para ampliar as bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

As professoras e os professores presentes abordaram temas relacionados à inclusão de assuntos contemporâneos nos currículos da UFRRJ e à valorização das licenciaturas. Eles questionaram como os candidatos pretendem reestruturar os currículos para abordar temas como emergência climática, direitos humanos, gênero e inteligência artificial, e qual seria a principal proposta de cada chapa para a valorização das licenciaturas.

O debate foi encerrado com as considerações finais de cada chapa. Cada candidata e candidato teve cinco minutos para apresentar suas últimas propostas e reforçar seus compromissos com a comunidade acadêmica.


Mais Notícias

Marcha dos povos realizam uma grande manifestação no RJ pelo Fim do Genocidio do Povo Palestino

Postado em 16/11/2024

16 de novembro de 2024 Comunicação da ADUR A presidente da Adur professora Elisa Guaraná esteve na marcha dos povos, leia mais


ADUR e estudantes do curso de Relações Internacionais do campus Seropédica da UFRRJ participaram do G20 social

Postado em 16/11/2024

16 de novembro de 2024 Comunicação da ADUR Entre os dias 14, 15 e 16 de novembro foi realizado, no leia mais


ADUR participa da manifestação contra a escala de trabalho 6×1

Postado em 16/11/2024

16 de novembro de 2024 Comunicação da ADUR No último dia 15 (sexta-feira), na Cinelândia- RJ, a ADUR juntou-se ao leia mais


Nova Iguaçu recebe segundo debate entre as chapas que concorrem à Reitoria

Postado em 15/11/2024

No dia 7 de novembro, as cinco chapas que disputam a reitoria da UFRRJ participaram do segundo debate promovido pela leia mais


Assembleia da ADUR define delegação para 43° Congresso do Andes, encaminha criação da categoria de Associado Solidário, entre outros assuntos

Postado em 14/11/2024

Aconteceu ontem, dia 13 de novembro, mais uma Assembleia Geral da ADUR, realizada em Seropédica, no auditório principal do Instituto leia mais


Docentes da ADUR debatem plano de saúde Unimed em plenária do sindicato

Postado em 14/11/2024

🩺 Aconteceu ontem, dia 13 de novembro, uma Plenária das associadas e associados da ADUR para debater os problemas com leia mais


ADUR se posiciona contra os cortes no orçamento das Universidades Públicas

Postado em 14/11/2024

14 de novembro de 2024 Comunicação da ADUR A ADUR repudia o cenário de estrangulamento financeiro que as universidades públicas leia mais


Plenária Unimed e Assembleia da ADUR dia 13 de novembro

Postado em 11/11/2024

Na próxima quarta-feira, dia 13 de novembro, dois eventos irão movimentar a ADUR: uma Plenária para debater assuntos relacionados à leia mais


O regime de trabalho 6 x 1 é cruel e desumano

Postado em 11/11/2024

11 de novembro de 2024 Comunicação da ADUR A ADUR apoia integralmente o movimento que clama pelo fim da escala leia mais


III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação

Postado em 11/11/2024

📚 Começa hoje e vai até o dia 17 de novembro acontecerá, no Rio de Janeiro, o III Congresso Mundial leia mais


demais notícias